quinta-feira, 9 de julho de 2009

♥ Hora da história ♥






























PALAVRINHAS MÁGICAS











DESCULPA,POR FAVOR,
COM LICENÇA E OBRIGADO!
QUATRO PALAVRAS,
PALAVRINHAS MÁGICAS!

DESCULPA,POR FAVOR,
COM LICENÇA E OBRIGADO!
QUATRO PALAVRAS,
PALAVRINHAS MÁGICAS!

Ser professor

Ser professor é...
Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se felizpelo que aprendeu com vocêe pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos,mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
Fonte: Autor desconhecido

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PRÓ -LETRAMENTO

o que é LETRAMENTO?
" Letrament é pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, bem como o resultado da ação de usar essa habilidades em práticas sociais, é o estado ou condição que adquire um grupo social ou indivíduo como consequencia de ter-se apropriado da língua escrita e ter-se inserido num mundo organizado diferentemente: a CULTURA ESCRITA" (PRÓ LETRAMENTO-ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM, cap I.p.11)
Toda criança já chega á escola letrada. Ela conhece símbolos, anúncios, comerciais... Devemos usar o letramento para alfabetizar. A alfabetização com uma função social para a aprendizagem: esse é o caminho a ser seguido, pois alfabetização e letramento caminham juntos!


O LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA:ALGUMAS REFLEXÕES

O livro didático é fundamental suporte para a organização do trabalho pedagógico. Muitos so os argumentos para a utilizao ou no de livros didticos. Daí o surgimento s opiniões contrrias do uso dos livros didáticos e as mudanças ocorridas nos livros, com a implantação da PNLD.
Vrios intes levaram os LIVROS DIDチTICOS s cricas:
· ERROS CONCEITUAIS
· PRECONCEITOS
· IDEOLOGIAS
· ESCASSEZ DE DIVERSIDADE TEXTUAL
· REDUÇÃO DE CONHECIMENTOS LINGUヘSTICOS POR NテO EXPLORAR O USO E A FUNヌテO SOCIAL DA ESCRITA
Cartilhas:
· MÉTODO TRADICIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
· TEXTOS DESCONTEXTUALIZADOS(PSEUDOTEXTOS)
· PALAVRAS E TEXTOS REPETITIVOS
· ESTÍMULO Á DECOREBA
Compreendendo que o livro didático no cotidiano pedaggico escolar Ede grande importncia, e que muitos no estavam engajados nas propostas curriculares, o MEC, desenvolveu desde 1995 o PNLD (PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO). Os livros que so inscritos,passam por uma seleo rigorosa antes de ocupar seu lugar no GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS, que por sua vez, orienta os professores na escolha do material a ser utilizado durante o ano letivo. Uma caractertica marcante nos novos livros didticos Ea DIVERSIDADE TEXTUAL. Alguns livros, levam os alunos a refletir sobre o funcionamento da escrita alfabtica, o que no tem como deixar o aluno sem saber disso. Algumas falhas aparecem nos novos livros didáticos, como por exemplo, a REDAÇÃO. Redigir um texto, torna-se algo constrangedor pois Echeio de normas, regras ,temas que deixam o aluno insatisfeito em criar textos ricos e criativos. Há tantas outras formas de criar textos, aguando a criatividade dos alunos, a ânsia de querer colocar no papel seus pensamentos,ideais,sua visão de mundo e sua imaginação. Muitos livros inibem isso.
Sendo de fulcral importância na sala de aula, é fundamental que os livros didticos estejam sempre sendo avaliados, debatidos e descritos para a melhoria da educação. Os livros selecionados, os bons livros, muitas vezes no so escolhidos pelos profissionais da educao. Voltamos ao item das cricas em relao aos livros didticos. Alguns professoras reclamam q estes no apresentam material suficiente para a alfabetizao; outros, que os livros esto muito dif€eis para a aplicao em sala de aula; outros ainda argumentam, que o livro Eapenas um apoio, podendo assim, incrementar sempre as atividades propostas pelos livros.
Portanto, Eimportante que a escolha dos livros didáticos seja realizada pela equipe da escola, levantando em consideração alguns critrios para a aquisição destes.. Deixar claro aos educadores, que os livros didticos no devem ser o nico material utilizado em sala de aula, que este pode servir apenas de apoio e construir, inovar a partir dele, faz com que deixemos de lado a forma tradicional de alfabetizar, onde o aluno só copiava, decorava e no raciocinava.




A organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino

Analisar nossa rotina escolar, faz com que percebamos muito erros e acertos que serão peça chave para a continuidade melhorada das atividades que servirão de complemento para a aprendizagem.
Se a leitura em sala de aula for tarjada como uma ocupação para o tempo vago, pois não se tem mais nada a fazer, o aluno no adquirirEo hbito de ler por prazer, mas sim como uma obrigao, uma imposio. E ainda, muitos professores se perguntam por que a maioria dos alunos no se interessam. Ora, qual o exemplo que tiveram desde pequenos?
Vejamos um caso em que a professora possui uma organizao na hora da leitura ,com continuidade e demonstrando prazer ao ler. Como serEque estes alunos iro ver a leitura?Hoje em dia, ler significa preparar-se para fazer uma atividade. Ela no Ecultivada ao prazer. Infelizmente a leitura prazerosa Econdenada e vista como desperd€io de tempo.
E quanto Eescrita?Qual o tempo de escrita em sala de aula?O QUE SE ESCREVE?PARA QUハ?PARA QUEM E COMO?. Essas perguntas Eque devem ser feitas em nosso cotidiano escolar.
Quando chegam na escola, as crianças tem um desejo enorme em escrever, mas ficam mecanizadas as cópia e decorebas, frustando-as. É onde aparece a desobediência, pois esse tipo de investimento não motiva o aluno a se dedicar á leitura e escrita. Criar situações em que a criança explore a leitura e escrita, é muito importante, desde que, tudo isso tenha uma fundo social para as crianças, ressaltando sempre, que a criança aprende quando há fundo social nas atividades.
Podemos observar que situações de escrita e leitura em que os alunos demostraram grande interesse, são atividades planejadas, preparadas. Adentramos então, o campo do PLANEJAMENTO ESCOLAR. Todo planejamento deve-se partir da realidade do aluno.No entanto, com o uso do livro didático e a meta em cumprir o prazo das atividades, deixam isso de lado, no caso de muitos professores. Se o PLANEJAMENTO for flexíel,pode ser adequado á realidade da criança. Mesmo com a utilização do livro didático, que deve passar a ser visto como apenas um suporte no planejamento, dá para se ter um planejamento flexível..O planejamento deve ser planejado com importância de detalhes, com objetivos, para que assim se torne uma viagem com direção e não simplesmente, uma aventura..
Utilizar a sua improvisação no dia-a-dia escolar, é buscar um recurso que vocEtem e cria algo novo á partir do que sua turma domina. Cabe a nós professores, saber ouvir, ler,sugerir,corrigir,rever,refazer,apresentar,formar leitores..



sugestão de avaliação
observação: a atividade a seguir, foi retirada do livro "PRÓ-LETRAMENTO-ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM"


OBESERVE AS LETRAS DO NOSSO ALFABETO QUE ESTÃO ESCRITAS NOS QUADRINHOS ABAIXO E FAÇA O QUE SUA PROFESSORA VAI LER


* circulem as letras C-E-O-S-T
* faÇam um trao nas letras A-F-H-N-V
* façam uma cruz nas letras B-LR-M-X

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

REGISTRO DA ATIVIDADE


Optei por aplicar esta atividade em todos os alunos, para que eu pudesse jÁ avaliar como estão na identificação de letras, aceitação de regras sugeridas e coordenação motora. Antes de iniciar, expliquei o que era circular palavras,traçar e fazer cruz, escrevendo na lousa para que visualizassem. Entreguei as folhas com o exercí€io xerocado, e ia sugerindo:


PROFESSORA: - CIRCULEM A LETRA C
ALUNO E.:- COMO É A LETRA C?
PROFESSORA: EU NÃO POSSO FALAR E NEM MOSTRAR.
ALUNO E.- AHHH! LETRA C É A LETRA DE CLAUDIA
PROFESSORA: ENTÃO CIRCULEM A LETRA QUE VOCÊS ACHAM SER A LETRA C.


E assim foi com todas as letras. No decorrer da atividade, percebi que alguns alunos estavam copiando a resposta do outro. Então mudei alguns alunos de lugar, para pode avaliar corretamente quem identifica ou não as letras. O que me chamou bastante atenção, foi a associação que iam fazendo com as letrinhas: É a letra do meu pai, da mãe, do amiguinho da sala de aula, da professora, É a minha letrinha!
Como a atividade foi um pouco extensa, sugeri que as respostas deles eram segredos. Então, assim que completasse o exercício, viravam a folha para baixo, para que ningum visse seu segredo. Eles adoraram fazer assim. Acharam o mximo guardar o segredinho e a atividade ficou bem descontraída.
Como meus alunos tem entre 3 e 4 anos, sabia que haveria dificuldades no traado, circular e fazer a cruz. Portanto, acompanhei individualmente e ajudei a fazer o que era solicitado. Muitos já conseguiram,sozinhos pois a coordenação já está bem firme.
Concluí que de acordo com a faixa etária da classe, estão bem. Já reconhecem bastante letras.

Os resultados foram:
· ACERTOS- 106
· ERROS-89


SENDO QUE:
· 2 ALUNOS ACERTARAM TODAS AS LETRAS
· 1 ALUNO ACERTOU 7
· 2 ALUNOS ACERTARAM 8
· 1 ALUNO ACERTOU 13
· 4 ALUNOS ACERTARAM 11
· 3 ALUNOS ACERTAM 2 ( JARDIM I)
· 1 ALUNO ACERTOU 3 ( JARDIM)


Foram 14 alunos que participaram desta atividade. Achei q o resultado foi bem satisfatrio. Mas senti a necessidade de que preciso trabalhar mais as letras, explorar mais a escrita. Achei melhor, no interferir enquanto eles estavam realizando o que eu pedia, porque meu objetivo era observar o progresso de cada um, o que sabiam e no sabiam. Sei que se houvesse intervido, dizendo que tal letra era de tal amiguinho, ou do papai, eles iriam sair-se muito melhor. Mas a intenção não era ensinar, e sim avaliar. E adorei a avaliação e os resultados.

PROFESSORA CLAUDIA CRISTINA LINDOLFO


Projeto arte em sucata- Recriar para preservar

PASSEATA EM PROL Á NATUREZA......
AS CRIANÇAS AMARAM, FOMOS TOCANDO INSTRUMENTOS,COM CARTAZES, COM GRITO DE GUERRA...FOI MARAVILHOSO!! A CIDADE PAROU P VER, P RECEBER PANFLETOS E MUDINHAS DE ÁRVORE........ PERFEITO.....




















































ARARINHA AZUL





CONFECCIONADAS COM LATINHA DE REFRIGERANTE,PAPEL CREPOM E CARTOLINA

























MÓBILE DA PRIMAVERA











CONFECCIONADOS COM PAPELÃO,ANZOL,BORBOLETAS DE PRENDEDOR E CREPOM, E FLORES DE POTINHO DE DANONINHO COM MIOLO DE CREPOM.......









































MAÇÃS CONFECCIONADAS COM GARRAFAS PET





































































PROJETO ARTE EM SUCATA








RECRIAR PARA PRESERVAR











Duração do projeto: 10 meses




















público alvo - jardim I e jardim II




















Justificativa





















Vivenciar a necessidade de estarmos aproveitando tudo em nosso meio,enfocando a preservação do meio ambiente.
As crianças serão capazes de saber reutilizar coisas que iríam para o lixo,criando vínculos com a natureza,para que futuramente tenham uma visão diferente sobre como cuidar do nosso planeta.




















Objetivos





















Despertar-lhes o interesse pela natureza, possibilitando a intereção com o meio em que vivem,suas necessidades e deveres com o ambiente(conhecimento social)



















Trabalhar a coordenação motora-psicomotricidade:percepção tátil,auditiva e visual;formas,texturas,tamanho;expressão oral,escrita e plástica;conhecimento lógico-matemático.






















Conteúdos





































*Atividades orais e escritas-produção de textos coletivos; textos que se sabe de cor



















* técnicas de pintura





















* dobraduras




















* passeios na cidade (como estão cuidando do nosso meio?)





















* passeios no campo ( como é a natureza aqui? qual a diferenção da natureza quem vimos na cidade?)





















*Atividades práticas - manuseio de reciclagem




















* confecções com reciclagem




















* aprendendo a separar reciclagem em casa e na escola





















* usufruindo o que a natureza nos dá :flores,frutos.folhas,galhos,pedras,etc






















* Pintando com tinta das flores e frutos





















* trabalhando com papel reciclável





















* plantio de sementes - plantar para preservar árvores
























Sugestões de materiais




















Sucatas - garrafas pets grandes e pequenas; rolo de papel higiênico;caixa de pasta de dente;tampinhas de plástico;tampinhas de alumínio;botões velhos,carreteis de linha;potes de iogurte,cds usados, papel usado.


























Produto final

























* exposição das confecções com sucata

























* exposição dos textos produzidos pelos alunos

























* mini passeata com os alunos ( entrega de mudas de plantas em vasinhos recicláveis, confeccionados pelos alunos)













































































Obeservação :elaborei este projeto no ano de 2008. O resultado foi surpreendente. As crianças trabalharam com grande entusiasmo, sempre queriam saber mais sobre tudo que falávamos.
























Sabemos que as crianças aprendem quando nossas atividades teem um significado social. Estas atividades serviram para o cotidiano delas, pois não esqueceram tudo o que foi concretizado.




















































estarei postando mais fotos sobre o projeto deste ano.




























até a próxima


























=*










































































































terça-feira, 7 de julho de 2009

crianças de 3 e 4 anos.......

Dos 2 aos 4 anos, uma característica bem marcante é o EGOCENTRISMO. A criança ainda não compreende o outro na mesma função que a sua. O único ser existente, é a própria criança. Não aceita dividir seus pertences,seus amigos,professoras ou parentes próximos.
Trabalho o egocentrismo com atividades simples, como dividir o lanche, emprestar brinquedos do parque ou mesmo os que trazem de casa.
Muitas vezes, para defender seus desejos ou mesmo seus pertences, as crianças empurram seus amigos, mordem, chamam de chato( elas não gostam que as chama de chatas,isso acontece muito onde leciono).
É fundamental que a criança saiba que existem regras a serem seguidas.AQUI NA ESCOLA NÃO PODE BATER NOS AMIGOS!O diálogo é fundamental nestes casos. Questionamentos em que a criança é colocada no ponto de vista do outro,auxilia na compreensão de que no mundo, existem mais pessoas sem ser ela própria.POR QUE VOCÊ FEZ ISSO? GOSTARIA QUE FIZESSEM ISSO COM VOCÊ? FICARIA FELIZ OU TRISTE? OLHE PARA O SEU AMIGO, ELE ESTÁ FELIZ? TRISTE?
A criança sempre chega a conclusão de que aquilo não foi legal. Mas se ela entende na hora, por que torna a repetir? Temos que ficar batendo na mesma tecla,até ela formar o pensamento sobre o acontecido.Nas futuras "agressões", aconselho que o aluno que "agrediu" vá junto com a professora passar o remedinho no amigo.Assim ele verá o sofrimento do amigo, sentirá que doeu e que ele não gostaria que fizesse isso com ele.
desabrochar o olhar para a existência do outro é fundamental. É a partir disso, que surge o coleguismo, a cooperação, o companheirismo.
Vale ressaltar, que tudo o que descrevi são minhas experiências, atitudes que tomo e que teem bons resultados.Por isso estou compartilhando,por que sei que sempre precisamos de dicas e se alguém tiver uma dica legal, por favor, DEIXEM SEU CARINHO PARA MIM!!!
ATÉ A PRÓXIMA!!
MEGA BEIJO

a criança de 2 anos- experências vividas

Que fase linda que a criança tem nesta idade! tudo quer sentir,tocar,amassar,morder,cheirar... É nessa hora que nós professoras temos que oferecer o que ela pedem: ESTÍMULOS.
Quando chegam na escola, sentem medo do novo.Claro, estão acostumadas á pessoas que estão presentes no seu dia-a-dia e ,de repente surge uma nova figura com a qual ela deverá passar boas horas do dia.
Como trabalhar isso? Inicialmente deixo a mãe permancer um pouco na escola, com um acordo: Ela terá que se transformar-se em uma árvore,ou seja, tudo o que o filho(a) quiser, sou eu quem tenho que fazer. POR QUE ISSO? Para que a criança possa ver que a mãe confia em mim, e assim ela passará a confiar também.
Segundo passo:Brincar,brincar muito com as crianças. Ás vezes nem todas choram. Algumas ficam numa boa sem a mãe. Geralmente são 2 ou 3 que choram e as mães precisam ficar. A criança irá criar um vínculo de amizade com você, afinal, elas adoram pessoas que lhes dão atenção,não é mesmo?.
Terceiro passo: Não importa o quanto durar a estadia da mãe na escola. O importante é você sentir o quanto a criança já confia em você.Se ela já está deixando a mãe de lado e vai tranquilamente com a professora, chegou a hora da separação. No momento que percebe que a mãe não está mais no ambiente escolar, sua reação pode ser indiferente ou pode haver o choro. Se a criança não pergunta da mãe, não tem porque vc ir falar sobre.Agora se há esse questionamento seguido de choro, toda a atenção deve ser destinada. Deve haver acordos entre a professora e a criança. e seus acordos deve ser cumpridos. Isso sempre dá certo.
Já tive mães ou babás que ficaram 2 ou 3 semanas na escola. Ess método nunca falhou.
Mas vale salientar que os pais devem estar cientes dos métodos da instituição e, querer muito que seu filho fique na escola. Caso contrário, tudo o que relatei, não tem um bom resultado.
Até a próxima experiência!
grande beijo =*