domingo, 6 de setembro de 2009

projeto- MALETA DA ALEGRIA


PROJETO:

MALETA

DA ALEGRIA





POR: CLAUDIA CRISTINA LINDOLFO

PレBLICO ALVO : JARDIM I E JARDIM II (3 E 4 ANOS)

DURAヌテO : FEVEREIRO A NOVEMBRO

ELABORADO POR: CLAUDIA CRISTINA LINDOLFO
PROFESSORA DA EDUCAヌテO INFANTIL


JUSTIFICATIVA

QUEREMOS FORMAR LETORES? MAS QUE TIPO DE LEITORES? AQUELES QUE LEEM PELA OBRIGAヌテO DITADA PELO PROFESSOR E QUE NテO ENTENDE NADA DO QUE Lハ, OU AQUELE CUJA VONTADE DE LER NASCE A CADA DIA, QUE INTERPRETA,QUESTIONA,JUSTIFICA,ENTENDE E SABE ARTICULAR O QUE ENTENDEU?
EM UM MUNDO ONDE A INTERNET TOMA CONTA DAS HORAS VAGAS DE CRIANヌAS E ADOLESCENTE, O QUE PODEMOS FAZER? COMO INTERVIR? ESTIMULAR?
ESSA ノ UMA QUESTテO QUE DEVE SER CULTIVADA DESDE PEQUENINOS: Nチ EDUCAヌテO INFANTIL, E CLARO, NテO DEVE SE PERDER DURANTE OS ANOS ESCOLARES. O GOSTO PELA LEITURA DAR-SE-A PELO EXEMPLO, PELO MODO DE COMO A LEITURA LHES SERテO APRESENTADAS.
A CRIANヌA, TENDO UMA ROTINA DE LEITURA PRAZEROSA, COM TEXTOS RICOS,CRIATIVOS,COLORIDOS E ACIMA DE TUDO, QUE OS FAヌAM PENSAR, RACIOCINAR O QUE LERAM OU OUVIRAM, ノ O PRINCIPAL DE TODO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
APRESENTAR-LHES UMA DIVERSIDADE TEXTUAL, ONDE TERAM CONTATO COM VチRIOS GハNEROS DE TEXTOS, FORMAS DE ESCRITA, DE EXPRESSテO, FAZ COM QUE O VOCABULチRIO DO ALUNO FIQUE ENRIQUECEDOR. E, COM MAIS IMPORTツNCIA AINDA, A IMAGINAヌテO VOARチ POR CAMINHOS AINDA NテO PERCORRIDOS. ESTIMULAR A IMAGINAヌテO ノ SEMPRE DEIXAR UM PULGUINHA ATRチS D ORELHA. AQUELE CERTO O QUE SERチ QUE POSSO DESCOBRIR A MAIS?
ノ NESTE MUNDO MチGICO DA LEITURA QUE TEMOS QUE DEMOSNTRAR AOS NOSSOS ALUNOS. COMO? CADA UM QUE USE SUA IMAGINAヌテO! =*



OBJETIVOS


A CRIANヌA SERチ CAPAZ DE:
· TER O CONTATO COM A ESCRITA;
· MANUSEAR E CONHECER DIVERSOS TIPOS DE TEXTOS (DIVERSIDADE TEXTUAL)
· SENTIR-SE LEITORES
· FAZER DA LEITURA ALGO PRAZEROSO
· FAMILIARIZAヌテO DA LEITURA NO SEU COTIDIANO FAMILIAR
· RELATAR EXPERIハNCIAS
· RELATAR SUAS HISTモRIAS
· BRINCAR DE FAZ DE CONTA, EXPLORANDO SUA IMAGINAヌテO E CRIATIVIDADE


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO


A PASTA SERチ RECHEADA COM DIVERSOS TIPOS DE TEXTOS:
· CADERNOS DE RECEITAS
· LIVROS DE HISTモRIAS IFANTIS : CONTO DE FADAS, FチBULAS, POESIAS...
· HISTモRIAS EM QUADRINHOS
· CD COM HISTモRIAS INFANTIS
· BULA DE REMノDIO
· JORNAIS
· REVISTAS
· REVISTAS AMIGUINNHO
· PANFLETOS
· TEXTOS DE MレSICAS
· FANTOCHES PARA DRAMATIZAヌテO DE HISTモRIAS FAVORITAS.
CADA DIA, UMA CRIANヌA LEVARチ A MALETA D ALEGRIA PARA CASA. SERチ PERMITIDO QUE FIQUEI 2 DIAS COM CADA ALUNO, PARA MELHOR DESFRUTE DO MATERIAL.
A PARTICIPAヌテO DOS PAIS NESTA ATIVIDADE SERチ PRIMORDIAL. EXPLICAR AO AULNO, A IMPORTツNCIA DO CUIDADO COM TODOS OS MATERIAIS DA PASTA. A PASTA ノ DE TODOS E TODOS TEM O DEVER DE CUIDAR BEM DELA.
QUANDO CADA ALUNO RETORNAR COM A PASTA PARA A ESCOLA, PEDIR PARA QUE RELATEM O QUE FIZERAM COM OS TEXTOS, COMO FOI A ESSA EXPERIハNCIA? DO QUE MAIS VOCハ GOSTOU? ELABORAR UM TEXTO, COM CADA ALUNO QUE TRAZER SUA PASTA , E MONTAR UM LIVRO DE RELATOS, QUE TAMBノM IRチ PARA A PASTA.
QUANDO TODOS OS ALUNOS LEVAREM AS PASTAS, NOVOS MATERIAIS SERテO POSTOS. E COMEヌA A AVENTURA DA LEITURA NOVAMENTE.


PRODUTO FINAL


LIVRO DE RELATOS.

Um comentário:

  1. Cláudia... meus parabéns!
    Seu trabalho é feito de pura dedicação, amor, carinho e muita competência!

    um grande e forte abraço!

    ResponderExcluir