terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PROJETO- MUSICALIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO
MUSICALIZAÇÃO
E
LETRAMENTO

Claudia Crist
ina Lindolfo

Monte Azul Paulista, 19 de fevereiro de 2010
Publico alvo- crianças de 3 anos
Duração – de fevereiro a novembro
XUXA,ELIANA,BALÃO MAGICO E TREM DA ALEGRIA - FEVEREIRO E MARÇO
CHOPIN- ABRIL
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%A9d%C3%A9ric_Chopin)VINICIUS DE MORAES- MAIO
MOZART-JUNHO-(http://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Amadeus_Mozart
TOM JOBIM - AGOSTOBACH -SETEMBRO- (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bach)
VIVALDI- OUTUBRO (http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Vivaldi)
BETHOVEEN- NOVEMBRO (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven)


Justificativa
Musicalização
Em termos específicos, é tornar um indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical.
Em termos práticos, é a pré-escola da música. É a música agindo pela música.
Com a reunião e o desenvolvimento dos métodos é que buscamos atender musicalmente as vivências das crianças, através de sua participação criadora. Pelo aproveitamento desse dom é que se consegue ingressá-los não só na atividade musical, e na forma de expressão, mas também na aprendizagem musical de aquisição de conhecimentos básicos. Efetua-se dessa forma, a musicalização através da atividade intuitiva, que cria um estado mental intelectual favorável à aquisição de conhecimentos musicais.
Quando uma criança ingressa na pré-escola, quais são os objetivos almejados pelos pais, além do início da alfabetização de seu filho? Transferindo estes aspectos para termos musicais e encontraremos aqui uma potente ferramenta de educação voltada para o desenvolvimento global da criança.
O desenvolvimento da musicalidade nas crianças deve estar em conformidade com sua vivência musical e com os métodos utilizados. A musicalização , por si só, já se inicia no lar, com a oferta de ferramentas à criança para que ela descubra os sons e seu universo (discos, canções, instrumentos, objetos sonoros variados, gravuras relacionadas, etc). Na escola, no entanto, deverá se realizar o direcionamento deste interesse para o desenvolvimento de outros aspectos ligados à criança (criatividade, coordenação motora, lateralidade, lógica, estética, etc). Não aconselhamos que se inicie nesta idade o aprendizado musical, que difere da musicalização pelo fato de que, no primeiro, tratamos da aprendizagem de manuseio técnico de um instrumento musical, que deverá aparecer numa segunda etapa, com aproveitamento da musicalização já trabalhada e com a criação do vínculo e do gosto entre a música e a criança. A musicalização, além de transformar as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem e criam música, apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música. (
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/musicalizacao/musicalizacao_infantil.htm)

Objetivos
O aluno será capaz de:- Ter contato com música popular brasileira ;
- Conhecendo Vinícius de moraes e Tom Jobim;
- Ter contato com músicas infantis: xuxa,eliana,balão mágico,trem da alegria;-Ter contato com música Classica;
- biografia de Mozart,Bach, Bethoveen,Vivaldi e Chopin.- Conhecendo musicas de Mozart,Bach,Bethoveen, Vivaldi e Chopin;
- Reconhecer instrumentos;
-Ter contato com flautas doce;
- Identificar sons;- Ter contato com as notas musicais;
- Confeccionar alguns instrumentos musicais a serem utilizados em aula;
-Desenvolver Habilidades como:
-Socialização- Alfabetização- Inteligência- Capacidade inventiva- Expressividade- Coordenação motora e tato fino- Percepção sonora- Percepção espacial- Raciocínio lógico e matemático- Estética
Estratégias

* Cantar e dançar musicas infantis ( utilizar fantoches, desenhos ,videos)* Musicas trabalhadas na musicalização serão associadas com trabalhos em sala de aula:
* Vinicius de Moraes – “A PULGA, A CASA, O AR, PATO PATETA”,"aquarela"
* TOM JOBIM -”GAROTA DE IPANEMA, O SAMBA DE MARIA LUIZA”
* Confeccionar livros e dramatizar as musicas;
* manusear instrumentos musicais;
*Acompanhar melodias;
* Apresentação da vida dos compositores através de historias com fantoches;* Expressividade atrávés da musica clássica- desenhar ouvindo musica, dançar conforme a melodia; Trabalhar com a emoção dos alunos;( análise dos resultados)* Relaxamentos com musicas clássicas;
* Reconhecer intrumentos;
* Tocar flautas doce;

Produto Final
Exposição dos livrinhos produzidos e a gravação de um cd com musicas cantadas por eles e/ou pequena apresentação.









4 comentários:

  1. oie...adorei...muito legal....vc tem este projeto adaptado para alunos de 11 a 14 e 15 anos, que envolva língua portuguesa e língua inglesa? Não sei se no seu projeto tem mais uma ótima ideia é confeccionar instrumentos musicais de materil reciclavel, brigado, bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiga!
    ♥ Para você...
    Com carinho...

    "Palavra tão pequenina, ♥
    Bem sabem os lábios meus ♥
    Que és do tamanho do CÉU
    E apenas menor que Deus."
    (Mário Quintana) ♥

    Feliz Dia da Mães!!!

    Beijinhos carinhosos.
    Itabira - Minas ♥ ♥

    ResponderExcluir
  3. Cláudia Parabéns!!!!
    Eu como mãe de aluno seu e também sua colega de aulas a fio fico muito feliz com toda esta sua iniciativa e criatividade!!! Isso tudo impulsiona a gente!!!!
    Um grande beijo
    Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Adooooooooooooooooorei seu projeto e vou adapta-lo á realidade da minha turma, vou aproveitar o seu projeto 100%, mas não vou deixar de mencionar quem o criou, pode ter certeza. Felicidades e que Deus ilumine a sua criatividade

    ResponderExcluir