terça-feira, 7 de julho de 2009

crianças de 3 e 4 anos.......

Dos 2 aos 4 anos, uma característica bem marcante é o EGOCENTRISMO. A criança ainda não compreende o outro na mesma função que a sua. O único ser existente, é a própria criança. Não aceita dividir seus pertences,seus amigos,professoras ou parentes próximos.
Trabalho o egocentrismo com atividades simples, como dividir o lanche, emprestar brinquedos do parque ou mesmo os que trazem de casa.
Muitas vezes, para defender seus desejos ou mesmo seus pertences, as crianças empurram seus amigos, mordem, chamam de chato( elas não gostam que as chama de chatas,isso acontece muito onde leciono).
É fundamental que a criança saiba que existem regras a serem seguidas.AQUI NA ESCOLA NÃO PODE BATER NOS AMIGOS!O diálogo é fundamental nestes casos. Questionamentos em que a criança é colocada no ponto de vista do outro,auxilia na compreensão de que no mundo, existem mais pessoas sem ser ela própria.POR QUE VOCÊ FEZ ISSO? GOSTARIA QUE FIZESSEM ISSO COM VOCÊ? FICARIA FELIZ OU TRISTE? OLHE PARA O SEU AMIGO, ELE ESTÁ FELIZ? TRISTE?
A criança sempre chega a conclusão de que aquilo não foi legal. Mas se ela entende na hora, por que torna a repetir? Temos que ficar batendo na mesma tecla,até ela formar o pensamento sobre o acontecido.Nas futuras "agressões", aconselho que o aluno que "agrediu" vá junto com a professora passar o remedinho no amigo.Assim ele verá o sofrimento do amigo, sentirá que doeu e que ele não gostaria que fizesse isso com ele.
desabrochar o olhar para a existência do outro é fundamental. É a partir disso, que surge o coleguismo, a cooperação, o companheirismo.
Vale ressaltar, que tudo o que descrevi são minhas experiências, atitudes que tomo e que teem bons resultados.Por isso estou compartilhando,por que sei que sempre precisamos de dicas e se alguém tiver uma dica legal, por favor, DEIXEM SEU CARINHO PARA MIM!!!
ATÉ A PRÓXIMA!!
MEGA BEIJO

7 comentários:

  1. OLÁ CLAUDIA GOSTEI DS DICAS....NÃO SOU PROFESSORA, MAS SOU MÃE DE GÊMEOS E ESTÃO NESTA FASE DE BATER MUITO, VOU USAR AS TUAS INFOMAÇÕES AQUI EM CASA SE TIVER MAIS ALGUMAS ACEITAREI COM MUITO CARINHO...OBRIGADA..ALESANDRA.

    ResponderExcluir
  2. OI Claudia gostei das dicas.Estou fazendo Pedagogia, e vou começar a trabalhar em uma creche com crianças de 3, 4 anos e gostei muito de você ter compartilhado suas experiÊncias.SE tiver mais dicas para mim, que estou começando ficarei muito grata.Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM ,MINHA FILHA TEM 3 ANINHOS É MUITO MIMADA PELOS AVÓS ,FICO MUIO NERVOSA AS VEZES BATO NELA POR CAUSA DA TEIMOSIA E AS VEZES BOTO DE CASTIGO. MAS SEMPRE ME ARREPENDO DE QUANDO FAÇO ENSINO A AELA PEDIR DESULPAS ,PEÇO A ELA TB QNDO BATO NELA E EXPLICO Q É POR CAUSA DA GRITARIA DESNECESSARIA A DESOBEDIENCIA ME AJUDEM A AMO DE MAI9S E N QRO VER AS PESSOAS BRIGANDO COM ELA ...MAIS O TEMPO ESTA PASSANDO E A MINHA BONEQUINHA ESTA CRESCENDO

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica,estou começando a trabalhar numa creche municipal daqui do Rio,e estou fazendo uma pesquisa,de como agir em certas circustancia,só quero que me responda,uma pergunta. Crianças são diferentes nesta facha etaria,quero dizer devido a enes fatores,do tipo classe social,credo,enfim.

    ResponderExcluir
  5. ADOREI A DICA FICO FELIZ EM PODER APRENDER COM PESSOAS BEM EXPERIENTE E PODE DAR RESULTADO. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  6. Vandapalestinavidal9 de abril de 2013 22:01

    Vanda palestina 10 de abril de 2013

    Gostei muito e irei fazer uso destes conselhos pois benificiaram a mim e o meu filho.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. ola tem um fillho de 3 anos que ultimamente anda agressivo e teimoso estou muito preocupada

    ResponderExcluir