PASSEATA EM PROL Á NATUREZA......
AS CRIANÇAS AMARAM, FOMOS TOCANDO INSTRUMENTOS,COM CARTAZES, COM GRITO DE GUERRA...FOI MARAVILHOSO!! A CIDADE PAROU P VER, P RECEBER PANFLETOS E MUDINHAS DE ÁRVORE........ PERFEITO.....
ARARINHA AZUL
MÓBILE DA PRIMAVERA
CONFECCIONADOS COM PAPELÃO,ANZOL,BORBOLETAS DE PRENDEDOR E CREPOM, E FLORES DE POTINHO DE DANONINHO COM MIOLO DE CREPOM.......
MAÇÃS CONFECCIONADAS COM GARRAFAS PET
RECRIAR PARA PRESERVAR
Duração do projeto: 10 meses
público alvo - jardim I e jardim II
Justificativa
Vivenciar a necessidade de estarmos aproveitando tudo em nosso meio,enfocando a preservação do meio ambiente.
As crianças serão capazes de saber reutilizar coisas que iríam para o lixo,criando vínculos com a natureza,para que futuramente tenham uma visão diferente sobre como cuidar do nosso planeta.
As crianças serão capazes de saber reutilizar coisas que iríam para o lixo,criando vínculos com a natureza,para que futuramente tenham uma visão diferente sobre como cuidar do nosso planeta.
Objetivos
Despertar-lhes o interesse pela natureza, possibilitando a intereção com o meio em que vivem,suas necessidades e deveres com o ambiente(conhecimento social)
Trabalhar a coordenação motora-psicomotricidade:percepção tátil,auditiva e visual;formas,texturas,tamanho;expressão oral,escrita e plástica;conhecimento lógico-matemático.
Conteúdos
*Atividades orais e escritas-produção de textos coletivos; textos que se sabe de cor
* técnicas de pintura
* dobraduras
* passeios na cidade (como estão cuidando do nosso meio?)
* passeios no campo ( como é a natureza aqui? qual a diferenção da natureza quem vimos na cidade?)
*Atividades práticas - manuseio de reciclagem
* confecções com reciclagem
* aprendendo a separar reciclagem em casa e na escola
* usufruindo o que a natureza nos dá :flores,frutos.folhas,galhos,pedras,etc
* Pintando com tinta das flores e frutos
* trabalhando com papel reciclável
* plantio de sementes - plantar para preservar árvores
Sugestões de materiais
Sucatas - garrafas pets grandes e pequenas; rolo de papel higiênico;caixa de pasta de dente;tampinhas de plástico;tampinhas de alumínio;botões velhos,carreteis de linha;potes de iogurte,cds usados, papel usado.
Produto final
* exposição das confecções com sucata
* exposição dos textos produzidos pelos alunos
* mini passeata com os alunos ( entrega de mudas de plantas em vasinhos recicláveis, confeccionados pelos alunos)
Obeservação :elaborei este projeto no ano de 2008. O resultado foi surpreendente. As crianças trabalharam com grande entusiasmo, sempre queriam saber mais sobre tudo que falávamos.
Sabemos que as crianças aprendem quando nossas atividades teem um significado social. Estas atividades serviram para o cotidiano delas, pois não esqueceram tudo o que foi concretizado.
estarei postando mais fotos sobre o projeto deste ano.
até a próxima
=*
Nenhum comentário:
Postar um comentário