quarta-feira, 8 de julho de 2009

PRÓ -LETRAMENTO

o que é LETRAMENTO?
" Letrament é pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, bem como o resultado da ação de usar essa habilidades em práticas sociais, é o estado ou condição que adquire um grupo social ou indivíduo como consequencia de ter-se apropriado da língua escrita e ter-se inserido num mundo organizado diferentemente: a CULTURA ESCRITA" (PRÓ LETRAMENTO-ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM, cap I.p.11)
Toda criança já chega á escola letrada. Ela conhece símbolos, anúncios, comerciais... Devemos usar o letramento para alfabetizar. A alfabetização com uma função social para a aprendizagem: esse é o caminho a ser seguido, pois alfabetização e letramento caminham juntos!


O LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA:ALGUMAS REFLEXÕES

O livro didático é fundamental suporte para a organização do trabalho pedagógico. Muitos so os argumentos para a utilizao ou no de livros didticos. Daí o surgimento s opiniões contrrias do uso dos livros didáticos e as mudanças ocorridas nos livros, com a implantação da PNLD.
Vrios intes levaram os LIVROS DIDチTICOS s cricas:
· ERROS CONCEITUAIS
· PRECONCEITOS
· IDEOLOGIAS
· ESCASSEZ DE DIVERSIDADE TEXTUAL
· REDUÇÃO DE CONHECIMENTOS LINGUヘSTICOS POR NテO EXPLORAR O USO E A FUNヌテO SOCIAL DA ESCRITA
Cartilhas:
· MÉTODO TRADICIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
· TEXTOS DESCONTEXTUALIZADOS(PSEUDOTEXTOS)
· PALAVRAS E TEXTOS REPETITIVOS
· ESTÍMULO Á DECOREBA
Compreendendo que o livro didático no cotidiano pedaggico escolar Ede grande importncia, e que muitos no estavam engajados nas propostas curriculares, o MEC, desenvolveu desde 1995 o PNLD (PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO). Os livros que so inscritos,passam por uma seleo rigorosa antes de ocupar seu lugar no GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS, que por sua vez, orienta os professores na escolha do material a ser utilizado durante o ano letivo. Uma caractertica marcante nos novos livros didticos Ea DIVERSIDADE TEXTUAL. Alguns livros, levam os alunos a refletir sobre o funcionamento da escrita alfabtica, o que no tem como deixar o aluno sem saber disso. Algumas falhas aparecem nos novos livros didáticos, como por exemplo, a REDAÇÃO. Redigir um texto, torna-se algo constrangedor pois Echeio de normas, regras ,temas que deixam o aluno insatisfeito em criar textos ricos e criativos. Há tantas outras formas de criar textos, aguando a criatividade dos alunos, a ânsia de querer colocar no papel seus pensamentos,ideais,sua visão de mundo e sua imaginação. Muitos livros inibem isso.
Sendo de fulcral importância na sala de aula, é fundamental que os livros didticos estejam sempre sendo avaliados, debatidos e descritos para a melhoria da educação. Os livros selecionados, os bons livros, muitas vezes no so escolhidos pelos profissionais da educao. Voltamos ao item das cricas em relao aos livros didticos. Alguns professoras reclamam q estes no apresentam material suficiente para a alfabetizao; outros, que os livros esto muito dif€eis para a aplicao em sala de aula; outros ainda argumentam, que o livro Eapenas um apoio, podendo assim, incrementar sempre as atividades propostas pelos livros.
Portanto, Eimportante que a escolha dos livros didáticos seja realizada pela equipe da escola, levantando em consideração alguns critrios para a aquisição destes.. Deixar claro aos educadores, que os livros didticos no devem ser o nico material utilizado em sala de aula, que este pode servir apenas de apoio e construir, inovar a partir dele, faz com que deixemos de lado a forma tradicional de alfabetizar, onde o aluno só copiava, decorava e no raciocinava.




A organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino

Analisar nossa rotina escolar, faz com que percebamos muito erros e acertos que serão peça chave para a continuidade melhorada das atividades que servirão de complemento para a aprendizagem.
Se a leitura em sala de aula for tarjada como uma ocupação para o tempo vago, pois não se tem mais nada a fazer, o aluno no adquirirEo hbito de ler por prazer, mas sim como uma obrigao, uma imposio. E ainda, muitos professores se perguntam por que a maioria dos alunos no se interessam. Ora, qual o exemplo que tiveram desde pequenos?
Vejamos um caso em que a professora possui uma organizao na hora da leitura ,com continuidade e demonstrando prazer ao ler. Como serEque estes alunos iro ver a leitura?Hoje em dia, ler significa preparar-se para fazer uma atividade. Ela no Ecultivada ao prazer. Infelizmente a leitura prazerosa Econdenada e vista como desperd€io de tempo.
E quanto Eescrita?Qual o tempo de escrita em sala de aula?O QUE SE ESCREVE?PARA QUハ?PARA QUEM E COMO?. Essas perguntas Eque devem ser feitas em nosso cotidiano escolar.
Quando chegam na escola, as crianças tem um desejo enorme em escrever, mas ficam mecanizadas as cópia e decorebas, frustando-as. É onde aparece a desobediência, pois esse tipo de investimento não motiva o aluno a se dedicar á leitura e escrita. Criar situações em que a criança explore a leitura e escrita, é muito importante, desde que, tudo isso tenha uma fundo social para as crianças, ressaltando sempre, que a criança aprende quando há fundo social nas atividades.
Podemos observar que situações de escrita e leitura em que os alunos demostraram grande interesse, são atividades planejadas, preparadas. Adentramos então, o campo do PLANEJAMENTO ESCOLAR. Todo planejamento deve-se partir da realidade do aluno.No entanto, com o uso do livro didático e a meta em cumprir o prazo das atividades, deixam isso de lado, no caso de muitos professores. Se o PLANEJAMENTO for flexíel,pode ser adequado á realidade da criança. Mesmo com a utilização do livro didático, que deve passar a ser visto como apenas um suporte no planejamento, dá para se ter um planejamento flexível..O planejamento deve ser planejado com importância de detalhes, com objetivos, para que assim se torne uma viagem com direção e não simplesmente, uma aventura..
Utilizar a sua improvisação no dia-a-dia escolar, é buscar um recurso que vocEtem e cria algo novo á partir do que sua turma domina. Cabe a nós professores, saber ouvir, ler,sugerir,corrigir,rever,refazer,apresentar,formar leitores..



sugestão de avaliação
observação: a atividade a seguir, foi retirada do livro "PRÓ-LETRAMENTO-ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM"


OBESERVE AS LETRAS DO NOSSO ALFABETO QUE ESTÃO ESCRITAS NOS QUADRINHOS ABAIXO E FAÇA O QUE SUA PROFESSORA VAI LER


* circulem as letras C-E-O-S-T
* faÇam um trao nas letras A-F-H-N-V
* façam uma cruz nas letras B-LR-M-X

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

REGISTRO DA ATIVIDADE


Optei por aplicar esta atividade em todos os alunos, para que eu pudesse jÁ avaliar como estão na identificação de letras, aceitação de regras sugeridas e coordenação motora. Antes de iniciar, expliquei o que era circular palavras,traçar e fazer cruz, escrevendo na lousa para que visualizassem. Entreguei as folhas com o exercí€io xerocado, e ia sugerindo:


PROFESSORA: - CIRCULEM A LETRA C
ALUNO E.:- COMO É A LETRA C?
PROFESSORA: EU NÃO POSSO FALAR E NEM MOSTRAR.
ALUNO E.- AHHH! LETRA C É A LETRA DE CLAUDIA
PROFESSORA: ENTÃO CIRCULEM A LETRA QUE VOCÊS ACHAM SER A LETRA C.


E assim foi com todas as letras. No decorrer da atividade, percebi que alguns alunos estavam copiando a resposta do outro. Então mudei alguns alunos de lugar, para pode avaliar corretamente quem identifica ou não as letras. O que me chamou bastante atenção, foi a associação que iam fazendo com as letrinhas: É a letra do meu pai, da mãe, do amiguinho da sala de aula, da professora, É a minha letrinha!
Como a atividade foi um pouco extensa, sugeri que as respostas deles eram segredos. Então, assim que completasse o exercício, viravam a folha para baixo, para que ningum visse seu segredo. Eles adoraram fazer assim. Acharam o mximo guardar o segredinho e a atividade ficou bem descontraída.
Como meus alunos tem entre 3 e 4 anos, sabia que haveria dificuldades no traado, circular e fazer a cruz. Portanto, acompanhei individualmente e ajudei a fazer o que era solicitado. Muitos já conseguiram,sozinhos pois a coordenação já está bem firme.
Concluí que de acordo com a faixa etária da classe, estão bem. Já reconhecem bastante letras.

Os resultados foram:
· ACERTOS- 106
· ERROS-89


SENDO QUE:
· 2 ALUNOS ACERTARAM TODAS AS LETRAS
· 1 ALUNO ACERTOU 7
· 2 ALUNOS ACERTARAM 8
· 1 ALUNO ACERTOU 13
· 4 ALUNOS ACERTARAM 11
· 3 ALUNOS ACERTAM 2 ( JARDIM I)
· 1 ALUNO ACERTOU 3 ( JARDIM)


Foram 14 alunos que participaram desta atividade. Achei q o resultado foi bem satisfatrio. Mas senti a necessidade de que preciso trabalhar mais as letras, explorar mais a escrita. Achei melhor, no interferir enquanto eles estavam realizando o que eu pedia, porque meu objetivo era observar o progresso de cada um, o que sabiam e no sabiam. Sei que se houvesse intervido, dizendo que tal letra era de tal amiguinho, ou do papai, eles iriam sair-se muito melhor. Mas a intenção não era ensinar, e sim avaliar. E adorei a avaliação e os resultados.

PROFESSORA CLAUDIA CRISTINA LINDOLFO


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